História

História

Essa história nasce em 1945, na cidade de Clichy na França, quando Marcel Bich e seu sócio Edouard Buffard começarama fabricar peças de caneta a tinteiro e lapiseira. Onze anos depois, em 1956, a BIC vem para o Brasil e desde sua criação a BIC trabalha para oferecer produtos muito além da escrita, sendo reconhecida pela qualidade e diversificação do portiifólio, que contém itens de papelaria, isqueiros, barbeadores, produtos promocioanis e outros.

Essa história nasce em 1945, na cidade de Clichy na França, quando Marcel Bich e seu sócio Edouard Buffard começarama fabricar peças de caneta a tinteiro e lapiseira. Onze anos depois, em 1956, a BIC vem para o Brasil e desde sua criação a BIC trabalha para oferecer produtos muito além da escrita, sendo reconhecida pela qualidade e diversificação do portiifólio, que contém itens de papelaria, isqueiros, barbeadores, produtos promocioanis e outros.

Papelaria

A BIC sempre trabalhou para desenvolver outros produtos de papelaria, além das já conhecidas canetas esferográficas comuns. Em 1979, o Grupo adiquiriu a Conté, uma marca famosa por seus produtos de colorir e desenhar. Um pouco mais tarde, em 1992, adiquiriu também a Wite-Out incorporando ao portifólio produtos para correção. Em 1997, adiquiriu a Sheaffer, grande produtora e distribuidora de produtos de escrita luxuosos, confiáveis e elegantes. Em 2004, mais uma aquisição, a empresa francesa Stypen, líder no mercado de canetas para estudantes e em 2006a PIMACO, uma empresa brasileira de etiquetas adesivas.

Isqueiros

Em 1973, a BIC diversificou seu negócio lançando o isqueiro de bolso BIC® com chama ajustável. Seu tamanho e forma alinhados à qualidade de sua chama são responsáveis pelo crescente sucesso. A linha foi ampliada com o lançamento sucessivo de diferentes modelos (tamanhos mini e slim), isqueiros decorados e isqueiros eletrônicos. Em 2000, a BIC desenvolveu uma linha de acendedores de utilidade doméstica para fogões, churrasqueiras e velas.

Barbeadores

Em 1975, a BIC diversificou novamente suas atividades lançando o barbeador BIC® de uma só lâmina. Com o primeiro barbeador de peça única, conseguiu revolucionar a maneira de barbear dos homens. A empresa seguiu melhorando e inovando nesse ramo, lançando barbeadores com até 3 lâminas para homense mulheres que procuram um acessório de barbear prático, simples e barato.

Produtos Promocionais

Em 1969, nos Estados Unidos, a BIC teve a ideia de oferecer a outras empresas uma seleção de seus produtos, especialmente papelaria e isqueiros, para serem usados como brinde. Em 1997, esse ramo do negócio chamado BIC Graphic, espalhou-se pela Europa e Oriente Médio. O serviço de impressão é realizado nas fábricas da BIC. Em agosto de 2007, a BIC Graphic USA adquiriu a Atchison Products, Inc., fornecedora de sacolas promocionais. Em 2009, a BIC fez duas importantes aquisições na área de produtos promocionais: a Antalis Promotional Products (APP), distribuidora com base na Europa, e Norwood Promotional Products, o segundo maior fornecedor de produtos promocionais – exceto itens de vestuário – dos Estados Unidos.

Outros Produtos

Em 1981, o Grupo estendeu suas atividades em outra direção, para produzir e vender pranchas de windsurf. Hoje, a BIC Sport oferece uma gama completa de pranchas para windsurf, surf e caiaques.

A BIC também distribuiu com êxito certos produtos (pilhas, meias-calça...) em mercados importantes. Acompanhando esta estratégia de diversificação, o telefone BIC® foi lançado na França em 2008 e, em 2009, expandiu-se para a Espanha.